Que a lista é o principal ativo de qualquer negócio você já deve saber, mas provavelmente trava por não saber por onde começar e principalmente como atrair pessoas realmente interessadas no que tem para oferecer.

Então qual é a melhor forma de construir uma lista de leads qualificados (pessoas interessadas no que você tem para oferecer)?

Existem alguns passos fundamentais, que eu e muitos empreendedores de sucesso não abrem mão de seguir para criar uma lista lucrativa de leads.

E são exatamente esses passos que vou compartilhar aqui hoje, então fica ligado até o final desse artigo porque vai valer a pena.

Escaneie seu Público

lead

Algo que já venho falando há muito tempo em praticamente todos os meus conteúdos é:

“Entenda seu público, descubra seus principais medos, dores, objeções e sonhos, e atraia pessoas sedentas por comprar de você.”

Muita gente também fala em “criar um avatar”, o que é um pouco diferente, mas igualmente importante.

Só para te dar uma introdução sobre o que é avatar e o que é público.

Avatar é seu modelo ideal de cliente, que é definido depois de uma análise mais profunda do seu público.

Em um avatar se define todos os detalhes desde o nome, idade, profissão, estado civil, se tem filhos, o que gosta de fazer, do que tem medo, o que quer alcançar e por aí vai.

Aqui vai um exemplo de avatar:

João, tem 35 anos, trabalha em uma multinacional das 8 às 18h de segunda a sexta, é casado, tem dois filhos, gosta de viajar e assistir séries, tem medo de não conseguir ver seus filhos crescerem pois trabalha muito, está em busca de algo que ofereça mais liberdade de tempo e espaço, não sabe por onde começar, já comprou vários cursos de marketing digital, mas não teve resultados.

O público é alvo mais abrangente como:

Meu público tem de 25 há 45 anos, na maioria homens que moram no Brasil, são casados, querem sair dos seus empregos tradicionais e ter mais liberdade de tempo e espaço trabalhando pela internet, querem começar como afiliados de produtos digitais, já compraram vários cursos e não tiveram resultados.

O Avatar é muito mais específico, algo onde você se comunica com uma pessoa e acaba atingindo várias outras com o mesmo perfil.

O público você analisa o perfil e se comunica com várias pessoas que tem dores em comum.

Eu gosto de trabalhar analisando o público, mas fica a seu critério criar um avatar, pois vai funcionar da mesma forma.

Voltando ao assunto. Como fazer para analisar o público e descobrir suas principais dores?

Simples. Vá para o “campo de batalha”, vá onde o teu público está.

Se o teu público está no Facebook? Vá para o Facebook, entre em grupos do Facebook e analise os comentários. 

Se o teu público está no Youtube? Entre em canais do Youtube, pode ser no seu canal, ou canal de algum parceiro, ou de algum concorrente. Analise as interações desse canal, veja o que as pessoas estão conversando, o que elas estão comentando.

Se teu público está no Google, pesquise por sites e blogs bem posicionados do seu nicho e analise os comentários.

O mesmo ocorre com qualquer outra rede social, onde pode acompanhar no seu perfil ou perfil de profissionais que se destacam no seu nicho e analisar os comentários.

Procure identificar nesses comentários, quais são os medos, desejos e dores (problemas) que essas pessoas realmente querem resolver.

Uma vez que você tenha isso muito bem claro, fica muito mais fácil bolar uma estratégia para construir uma lista de Leads extremamente qualificada.

Recompensa Digital O Imã Gerador de Lista de Leads

Recompensa Digital O Imã Gerador de Lista de Leads

Depois de descobrir as principais dores do seu público, o próximo passo é criar uma Recompensa Digital Irresistível.

A recompensa digital, que eu também chamo de recompensa irresistível, é algo que entregamos em troca do contato do visitante.

Por isso é importante que sua recompensa digital seja algo que revolva uma dessas principais dores que aprendeu a identificar aqui acima.

É possível criar esse material em diversos formatos, como:

→ Um Ebook;

→ Um mini curso;

→ Um checklist

→ Acesso a um grupo fechado para receber dicas exclusivas;

→ Uma planilha

E por aí vai…

Para ficar mais claro vamos supor que através dessa pesquisa de mercado, você identificou que uma das principais dúvidas do teu público é “secar barriga sem precisar perder horas na academia”, que é um exemplo que sempre dou aqui.

Você vai criar uma recompensa digital entregando dicas que ajudem a secar a barriga sem precisar ir na academia.

Você vai entregar isso em troca do contato dessa pessoa.

Ofereça essa recompensa digital em troca do contato do seu visitante.

O melhor e mais seguro modelo para criar uma lista de leads é o email marketing, mas também pode criar listas de leads no whatsapp, no telegram, no robô do facebook.

Recomendo que use o e-mail marketing (que é mais seguro) como principal forma de captura e use as outras formas como complementares para acelerar seus resultados sem risco.

Criação do Funil Lucrativo

Criação do Funil Lucrativo

No Telegram e no Whatsapp não dá para programar um funil de vendas, mas no e-mail marketing e no robô do facebook isso é totalmente possível e muito poderoso.

Crie uma sequência de mensagens que terão como objetivo entregar a recompensa digital prometida, acolher esse novo lead e prepara-lo para a oferta.

Programe uma série de 3 emails de conteúdos em sequência, que tenham relação com a recompensa digital e também com a oferta.

Esse conteúdo tem como objetivo fazer com que o lead veja valor no que está compartilhando.

Em seguida plugue com a oferta do seu produto, seguido de mais uns 3 ou 4 emails de oferta contendo elementos como:

→ Benefícios que a pessoa vai ter ao comprar o produto;

→ Depoimentos de pessoas que tiveram resultados aplicando o produto;

→ Antes e depois (no caso de nichos relacionados a emagrecimento);

→ Bônus exclusivos que vai levar ao comprar o produto com você (ofereça bônus seus que agreguem valor a sua oferta);

→ Escassez como: Poucas vagas, preço vai subir a qualquer momento, bônus limitados, últimas vagas;

Existem diversos outros elementos, mas esses são disparados os que mais influenciam na tomada de decisão das pessoas pela compra do seu produto.

Depois que toda essa estrutura está pronta, começa o processo de geração de tráfego que vai atrair esses leads qualificados.

Mola Propulsora Para o Crescimento da Lista de Leads

Mola Propulsora Para o Crescimento da Lista de Leads

O tráfego é sem dúvidas a mola propulsora para o crescimento constante da lista de leads.

Sem tráfego, nada do que eu compartilhei até aqui vai funcionar.

Afinal de contas de nada adianta entender o público, criar uma recompensa irresistível e um funil TOP, se não tiver pessoas chegando até essa estrutura.

Então sua missão é encontrar fontes de tráfego constante para essa engrenagem de geração de leads.

Basicamente existem duas formas de geração de tráfego, uma delas é tráfego orgânico e a outra é o tráfego pago.

As duas funcionam, porém o tráfego orgânico é onde você investe mais o seu tempo e o processo é um pouco mais demorado, porém ele fica funcionando 24h por dia, 7 dias por semana sem te cobrar um centavo.

E o tráfego pago é onde você investe mais grana e tem resultados mais rápidos que funcionam enquanto está injetando grana.

Eu recomendo que siga as duas formas para um crescimento constante.

Mas se não tiver grana agora, não desanime, comece com o tráfego orgânico e assim que puder invista uma graninha para potencializar sua lista de leads compradores.

Vou falar sobre as duas formas aqui para você entender melhor.

Tráfego Orgânico

Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico está muito atrelado ao Marketing de Conteúdo, onde investimos tempo produzindo conteúdo com objetivo de atrair pessoas que estão buscando resolver dores específicas do nosso nicho.

Essa produção de conteúdo pode ser um artigo no blog, um vídeo no youtube, um post no facebook, instagram ou qualquer outra rede social, em um grupo ou lista no whatsapp, em um grupo do telegram e por aí vai.

Dentro desse conteúdo você pode encaixar a chamada para sua lista de leads, onde oferece a recompensa digital como forma de entregar mais daquilo que a pessoa já está procurando.

Hoje, os nossos principais pontos de geração de leads são, o Blog, através de artigos, e também o Youtube, através dos vídeos. 

E depois espalhamos isso pelos locais onde o nosso público está, (Instagram, Facebook, WhatsApp, robô do facebook, webpush).

Uma coisa muito importante dentro do tráfego orgânico é a CONSISTÊNCIA.

Escrevi em caixa alta para que isso fique bem fixado na sua mente.

Manter consistência é manter uma periodicidade na produção desse conteúdo.

Se definiu trazer um vídeo na segunda e outro na quarta, então vai trazer vídeos toda segunda e quarta feira sem falhar.

Além do dia da semana, defina também o horário das suas postagens, pois os mecanismos de buscas valorizam muito essa consistência e podem te posicionar melhor nos buscadores por isso.

Eu dei um exemplo aqui de vídeos no youtube, mas o mesmo acontece com artigos no blog. Acho que já entendeu né?

Com isso mais e mais pessoas vão encontrando seu conteúdo através de buscas orgânicas todos os dias, onde são direcionadas para sua lista de leads.

Imagina sua lista de leads crescendo a cada dia, tudo no orgânico, sem investir nenhum centavo e sem precisar da sua presença. Isso é totalmente possível e vale a pena cada minuto investido na produção desse conteúdo.

Apesar de ser um processo de resultados mais lentos, essa é uma das formas mais poderosas de geração de tráfego que existe.

Tráfego Pago

Tráfego Pago

Tráfego pago nada mais é do que pagar plataformas para que mostrem a oferta da sua recompensa digital para pessoas previamente segmentadas por você.

Um exemplo disso é investir 5 reais por dia no facebook ADS e pedir que mostrem sua página de captura só para pessoas de 22 a 35 anos, que moram no Brasil, que curtem assuntos XYZ.

O Facebook por sua vez vai mostrar seu anúncio para o máximo de pessoas interessadas até completar o valor investido diário.

Nesse modelo você não precisa produzir conteúdo, basta caprichar no criativo que é a imagem ou vídeo, o texto com chamada para ação, o título e a descrição do título.

Depois é só acompanhar os resultados e trabalhar na otimização desse anúncio, melhorando o criativo e a segmentação do público até alcançar um bom retorno sobre o investimento.

No caso aqui o retorno não será em vendas diretas, mas na geração de leads. No meu nicho é comum investir R$2,50 ou até R$5,00 por lead.

Outros nichos podem pagar menos de R$1 por lead, isso você vai sentir testando mesmo.

O importante é que anúncios não requer tempo para propagar o que vai fatalmente te ajudar a construir uma lista de leads muito mais rápido.

Hoje a gente faz anúncios para geração de Leads, e todos os dias temos centenas de novos Leads entrando, passando pelo funil de vendas e comprando.

O bom de trabalhar focado na criação e crescimento de uma lista de leads é que além de automatizar ofertas e colocar boa parte das suas vendas no automático

…ainda é possível criar campanhas periódicas que vão gerar rajadas de vendas sem precisar correr atrás de novos compradores.

Isso significa mais segurança, mais previsibilidade de lucro e mais escala todos os meses para seu negócio online.

Quer TRABALHAR EM CASA, ter seu NEGÓCIO ONLINE DE SUCESSO?

Digite seu e-mail e receba gratuitamente um                     E-book com passos ESSENCIAIS para você montar um negócio online de SUCESSO!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários