Como usar o Pinterest é uma das principais preocupações de quem trabalha com Marketing Digital. Muitos cursos e palestras sobre mídias sociais abordam muitas estratégias para Instagram, Facebook, até Twitter e LinkedIn. Mas raramente alguém ensina sobre Pinterest.

O que é o PINTEREST e como ele funciona?

O Pinterest não é somente uma rede social, onde você compartilha imagens que gosta, ele vai muito além disso.

Além de ser uma ótima fonte de inspiração para fazer coisas novas e ter novas ideias, o Pinterest também funciona como um mecanismo de busca.

Podendo aumentar o tráfego do seu site, canal do youtube, redes sociais e e-commerce, utilizando um tráfego gratuito.

Conheça aqui o Pinterest Pro e descubra como utilizar o Pinterest de forma estratégica para aumentar suas vendas.

pinterest pro

Cada imagem que é salva no Pinterest é dado o nome de pin, que nada mais é que uma ideia, como uma receita de bolo, com um link para o site.

Quando eu e você entregamos conteúdo interessante para as pessoas no Pinterest. Certamente elas vão querer experimentar.

Com isso, o seus pins terão um ótimo engajamento, sendo salvos e gerando tráfego orgânico para o seu site.

Todavia, quando alguém salva o seu pin ou a sua ideia, a tendência é ela se espalhar para mais pessoas por meio dos resultados das pesquisas, dos feeds e das recomendações.

Dessa forma que as pessoas vão descobrir você no Pinterest.

E é por isso que um único pin pode gerar um resultado extraordinário para o seu negócio, trazendo reconhecimento da sua marca, envolvimento e tráfego por indicações.

Os pins tem como objetivo te ajudar com novas ideias, proporcionando um aumento criativo. Ou seja, planejar um passeio ou colecionar dicas de moda ou melhorias da casa.

Os pins podem ser salvos em pastas ou subpastas, conservando seus pins ou suas ideias organizados e fáceis de serem encontrados.

COMO USAR O PINTEREST PARA AUMENTAR SUAS VENDAS?

A plataforma não é necessariamente uma mídia social. Ou seja, o Pinterest se comporta mais como local de pesquisa e inspiração. Portanto, lá não existe post, é o pin. Por isso, o ato de “pinar” se comporta como like.

Onde salva as imagens? Uma das principais funções da plataforma é salvar o que você gostou em pastas. Desta forma, quanto mais “salvamentos” seu conteúdo tiver, mais popular ele será. Assim, seus pins ficarão ainda mais em destaque e com potencial de receber cliques.

COMO USAR O PINTEREST PARA AUMENTAR SUAS VENDAS?

Agora que você sabe que o Pinterest é um ótimo mecanismo de busca, onde as pessoas estão em constante busca de inspiração para vários assuntos.

Em consequência disso, quando você criar um pin estratégico com um bom título e descrição planejada, você vai gerar muito tráfego para o seu site ou blog.

Vale a pena lembrar, que é você quem determina para onde vão as pessoas que visitarem o link que você inseriu no pin.

Portanto, você pode criar um pin com link para seu blog, mini site, e-commerce ou isca digital para aumentar a sua lista de e-mails.

Outro fator importante do Pinterest, é, que o conteúdo não perde relevância.

Sendo assim, quanto mais tempo no Pinterest, mais relevância o seu pin vai adquirir.

Dessa forma o seu negócio vai conseguir gerar tráfego de qualidade utilizando uma única ferramenta.

#1 PASSOS PARA USAR O PINTEREST PARA AUMENTAR SUAS VENDAS.

Se você já tem uma conta pessoal no Pinterest, a primeira coisa que você precisa fazer para aumentar suas vendas, é mudar sua conta pessoal por uma conta de negócios.

É bem simples fazer isso, agora se você não tem uma conta no Pinterest é só criar a sua conta gratuitamente.

Mas qual a diferença de uma conta pessoal e uma conta de negócios no Pinterest?

As duas contas são bem parecidas, no entanto, a conta de negócio disponibiliza o acesso ao Pinterest Analytics, uma ferramenta de análise mais profunda dos seus pins.

#2 PASSO PARA AUMENTAR AS VENDAS USANDO O PINTEREST.

Agora que você já tem uma conta de negócios, você precisa reivindicar o seu site para poder colher mais informações dos seus pins.

Basta você acessar a sua conta e ir no menu de configurações e clicar em reivindicar, assim como a imagem abaixo.

 

#3 PASSO PARA FAZER VENDAS NO PINTEREST.

Agora você precisa criar uma pasta para organizar os seus pins, mas não uma pasta qualquer.

A sua pasta precisa ser personalizada, com um assunto que o seu público alvo já vem buscando no Pinterest.

Veja um exemplo:

Meu publico pesquisa sobre ganhar dinheiro pela internet, logo, eu crio uma pasta sobre como ganhar dinheiro pela internet.

Isso ajuda o mecanismo de busca mostrar a minha pasta nos resultados de pesquisas do Pinterest.

Eu só preciso fazer uma boa descrição para a minha pasta, para conseguir bons resultados.

#4 PASSO PARA AUMENTAR AS VENDAS COM O PINTEREST.

Agora eu só preciso criar um pin estratégico para ter bons resultados.

Um pin estratégico, tem que ser bem aplicado as técnicas de seo e ter  um objetivo final, ou seja, atrair tráfego, aumentar as vendas ou aumentar os cadastro na minha lista de e-mails.

Com isso já definido, eu só preciso de uma imagem de qualidade e de preferência uma imagem na posição vertical.

Lembrando que o Pinterest aceita todos os tipos de imagens, mas, a que tem mais destaque no feed inicial são as imagens verticais.

pinterest pro

COMO USAR O PINTEREST PARA FAZER VENDAS?

A grande vantagem de usar o Pinterest para fazer vendas, é que com ele você cresce rapidamente. Mesmo que você não tenha um perfil com milhares de seguidores, você já consegue fazer vendas.

O segredo é saber utilizar a plataforma de forma estratégica para ter bons resultados.

Somente com o tráfego gerado com o Pinterest para o seu site você já consegue realizar vendas.

É de fundamental importância ter bons resultados no Google também, mas se você aplicar as técnicas certas utilizando o Pinterest você vai conseguir fazer muitas vendas.

Você precisa publicar seus pins com uma chamada para ação e direcioná los para o link que você quer que eles tenham acesso.

Obviamente que quanto maior o tráfego maiores serão as vendas.

Dá para ganhar dinheiro com Pinterest?

Se você faz parte da turma que ignora o Pinterest, saiba de um dado a favor dele. Segundo o Pinterest for Business88% das pessoas se interessam em comprar o que pesquisam por lá.

E o volume de pesquisa é muito grande. Para você ter uma ideia, meu perfil por lá tem média de 29 mil acessos mensais sem postar com tanta frequência, segundo o analyticsQual o motivo?

Dados Pinterest Analytics

Os pins não têm prazo de validade para alcançar pessoas, enquanto o contrário acontece no Instagram. Afinal, a sobrevida de um post orgânico tem média de 2 dias, caso tenha ótimo desempenho.

Portanto, se você usar técnicas SEO, colocando títulos “buscáveis”, descrição com frases populares em torno do conteúdo, você pode gerar acessos ao seu blog/site de forma permanente e sem pagar por isso.

Imagine se ele tiver bom desempenho ao longo do tempo? A possibilidade de ter renda recorrente com  postagens online sem precisar anunciar pelo Facebook aumenta consideravelmente, além de ajudar nos acessos do blog. Fica a dica para você criar os seus pins e explorar outras possibilidades do Pinterest.

Como funciona o Pinterest comercial

Tudo o que escrevi até o momento só fará sentido que possui conta comercial do Pinterest. Assim como acontece no Instagram, as marcas precisam ter a versão Business. Ou seja, seus clientes precisarão ter esta conta para ter acessos às estatísticas e, principalmente, analisar o desempenho do conteúdo publicado, como mostrei na imagem acima.

Como transformar para Pinterest Business?

O Pinterest facilita na mudança de um perfil pessoal para o comercial. Por isso, vou mostrar como começar a usar o modo Business da plataforma.

Configurações do Pinterest Business

Acesse Configurações da conta, role para baixo para encontrar Alterações na conta. Assim, você faz a mudança. Esta imagem é um print da minha conta que já é comercial.

Como ganhar seguidores no Pinterest?

Se você não tem intimidade com a plataforma, deve estar com uma pergunta: como ganhar seguidores por lá?

O primeiro passo é organizar suas pastas. Além disso, assim como nos pins, vale colocar nos títulos das pastas nomes “buscáveis”. Segue algumas pastas que tenho.

Pinterest do Blogcitario

Desta forma, as chances de aumentar o número de seguidores fica mais provável. Portanto, vale postar as próprias fotos, salvar imagens que encontrar em outras pastas e colocar nas suas e por aí vai.

E o Instagram pode ajudar nesta tarefa. Se você costuma postar no Instagram, pode publicar automaticamente de duas formas: usando o aplicativo do IFTTT, que permite conectar várias mídias sociais.

A outra é reivindicar contas. Ou seja, conectar o seu Instagram ou YouTube no seu perfil do Pinterest.

Conectar conta do Instagram no Pinterest

Boas práticas para usar o Pinterest

Depois destas dicas sobre como ganhar dinheiro com Pinterest, vale mencionar que, como em todas as mídias sociais, primeiro é 80% de conteúdo e 20% de venda.

Afinal, você precisa, primeiramente, organizar suas fotos e imagens. E elas precisam ser úteis para a audiência.

Além disso, confira o que precisa fazer para melhorar o desempenho do conteúdo.

  • Nos pins que levem para seu site/blog ou página de venda, não utilize links encurtados como o bit.ly. A plataforma prefere os links normais.
  • Quando puder, tente criar imagens com algum título de impacto. Lembre-se que seu conteúdo estará rodeado por outras imagens criativas.
  • Use hashtags no corpo da descrição. Vai ajudar para seu pin ser encontrado nas buscas.

Enfim, não existe “receita de bolo” sobre como usar o Pinterest e ganhar com ajuda dele, mas estas são dicas que tenho aplicado e vem dando resultado com alguns pins. Por isso, espero que dê resultado para você também.

CONCLUINDO

O Pinterest vem crescendo muito nos últimos anos, inclusive aqui no Brasil.

Neste artigo, eu te mostrei alguns motivos e casos de sucesso, de que o Pinterest é uma ótima ferramenta de tráfego orgânico para o seu site.

Espero  que você tenha gostado deste artigo, e se ficou alguma dúvida, pode deixar nos comentários que vou responder com maior prazer e carinho!

Eu vou ficando por aqui, deixo para você um forte abraço e até o próximo artigo.

pinterest pro

Quer TRABALHAR EM CASA, ter seu NEGÓCIO ONLINE DE SUCESSO?

Digite seu e-mail e receba gratuitamente um                     E-book com passos ESSENCIAIS para você montar um negócio online de SUCESSO!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários